Homenagem 2013

O Instituto de Formação de Jovens de São João Batista, conhecido como Fórum da Juventude, prestou homenagem ao professor, ator e comunicador Freitas Câmara. A homenagem foi realizada no PJCine Clube da cidade e contou com a participação de quase 100 pessoas, entre família e convidados. Ontem fez 06 anos que o professor morreu.
Participaram da homenagem o prefeito da cidade, Amarildo Pinheiro; o chefe de gabinete, Assis Araújo; o superintendente de Juventude, Fernando Santos; de Cultura, Eduardo Costa; as professoras Maria da Purificação, Regiane Serra, Branca, Ediane, amigos do saudoso professor como Thays, Valmir Pinto, Cleideane, Dunga, Domingos e outros que relembraram grandes momentos com o homenageado.
 Na abertura estavam o prefeito Amarildo, o superintendente de Juventude Fernando Santos e o diretor financeiro do Fórum da Juventude, Maximo Freitas. O gestor do município lembrou que o professor Freitas contribuiu muito para a juventude e afirmou que se estivesse vivo estaria sendo um jovem atuante e exemplar. Amarildo também fez questão de afirmar que nos últimos meses tem investido muito na área e parabenizou o Fórum da Juventude pela justa homenagem.
Já o superintende de Juventude, Fernando Santos, declarou apesar de ter convivido pouco com o professor Freitas, pode perceber que era uma pessoa boa e que deixou saudades. O discurso foi acompanhado pelo diretor financeiro do Fórum da Juventude e irmão de Freitas, Maximo Freitas. Ele também agradeceu a organização e lembrou que Freitas foi um dos criadores da entidade que representa a juventude em São João Batista.
Continuando com a programação, foi exibido um vídeo com a poesia ‘muitos em um’, escrita por Freitas Câmara antes de sua morte, em 2007. Prosseguindo o amigo pessoal do homenageado, Dunga Pinheiro, contou como foi a criação do PJCine Clube. A única sala de cinema existente na Baixada Maranhense foi obra do ator Freitas Câmara e até hoje é um dos maiores projetos do Maranhão.
Logo em seguida foi realizada uma mostra de fotos do ator, seguido pela apresentação da peça teatral “A evolução do homem”, escrita e apresentada pela Companhia de Teatro ‘Artes e Raízes’, também criada por Freitas Câmara. Para terminar foi exibido o vídeo ‘Liberdade Passarinhos’, produzido pela Agência de Comunicação Educativa de São João Batista e dirigido pela jornalista Gisele Bossard, através do Instituto Formação.

Ao final, a família do saudoso professor Freitas Câmara, que estava toda presente, agradeceu ao Fórum da Juventude pela homenagem. A mãe do homenageado, Dona Iracy, disse que se estivesse vivo, Freitas estaria feliz e afirmou que com certeza ele está orgulhoso da justa homenagem. Por ultimo foi servido um coquetel para os presentes.